Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Crocodila voadora

Uma cena da Trezalves

Crocodila voadora

Uma cena da Trezalves

21
Abr18

Plantas em casa

Suculentas em terrário raso

Não sou jardineira certificada ou especialista, apenas curiosa. Também sou apaixonada, no sentido lamechas da coisa, ao ponto de comprar e trazer da rua plantas dadas como mortas para as tentar salvar. Quando tenho sorte, sabe mesmo bem. De resto cuidar de plantas é o meu escape da velocidade dos dias e, sem exageros, dá-me super-poderes :-)

Por ser assim, sou frequentemente consultada sobre o assunto. A planta que ofereceram e que parece estar a morrer; os temperos que se queriam ter frescos na cozinha; o jardim vertical que viram à venda e que podia ser o ponto de partida para uma casa mais verde; e por aí fora.

Jacandadás de semente, acabados de transplantar para bonsai

A resposta ou aconselhamento não é linear já que não depende inteiramente do que é perguntado mas também do tipo de jardineiro que pergunta.

Nem todas as pessoas acham boa ideia andar com as mãos na terra e menos ainda dentro de casa. Outras pessoas gostam mas não têm tempo, ou têm mas são muito distraídas e esquecem-se. Há ainda quem preferisse não ajardinar nada mas ter aqui e ali uma planta verde a animar a decoração. Ou quem não sinta falta de plantas em casa mas adore temperos frescos.

Em termos genéricos já teríamos aqui bastantes perfis de jardineiro diferentes, todos não-ortodoxos :-) E há soluções para todos, como plantas resistentes para os distraídos, de baixa manutenção para quem não tem tempo, de sombra para casas sem luz directa, etc.

Plantas diversas no chão da varanda

São essas soluções que pretendo partilhar, ainda que sem promessa de regularidade. Dicas que fui aprendendo com os anos, e também aselhices que cometi. Até já.

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.