Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Os Jacarandás são árvores originalmente da América do Sul, e que os “descobrimentos” espalharam pelo resto do mundo, sendo frequentes em cidades cujas temperaturas não desçam muito a baixo dos zero graus.

Em Lisboa há bastantes Jacarandás, um deleite quando se enchem de flores liláses que cobrem o chão de cor e o ar de perfume. Mesmo sem flores, as suas ramagens são perfumadas. Os seus frutos parecem conchas castanhas, dentro das quais estão as sementes.

Tapete liás

Claro que nem tudo são rosas e, quem costume estacionar onde há Jacarandás em flor, não deve apreciar o facto de caírem fragmentos resinosos que deixam o carro todo meloso.

Já me aconteceu vir a subir a rua de nariz no ar, feliz da vida com a cor e o perfume, e cruzar-me com um senhor que, encontrando o carro cheio de minúsculas pétalas e flores coladas ao carro com resina, gritava que deviam cortar todas aquelas árvores. Compreendo a frustração, mas acho que são os carros e não as árvores quem se deve afastar ;-)

Tapete

Ter um Jacarandá

Recolhi sementes e, no primeiro rasgo de Primavera que tivemos em Março, deitei-as à terra, vingaram, transplantei-as para vasos, aguentaram-se e estavam a ensaiar o incrível rendilhado das suas folhas quando comecei a escrever este post, em banho maria há vários meses...

Futuro bonsai

Pretendo oferecer a grande maioria e ficar com meia dúzia, em vasos, e esperar que comecem a perfumar o ar como os ramos que trago da rua. Terão de passar uns 7 anos até que maduras o suficiente para florescer, mas pelo perfume, acho que vale a pena.

Por isso decidi partilhar o que aprendi até agora, para quem queira aproveitar o facto de nesta altura os Jacarandás ainda terem muitas sementes, nos ramos ou caídas por perto.

As sementes

Penduradas dos ramos, podem observar-se, castanhas escuras e arredondadas, por entra as folhas. Mas a não ser que caiam ao chão, de pouco nos servem as que ainda estão na árvore pois estão normalmente altas demais para se lhes chegar. Mas é procurar no chão, caídas pelos passeios e jardins onde há Jacarandás.

Os Frutos

O meu truque é andar com um saquinho de papel onde meto as “conchas” fechadas. Digo fechadas porque quando abrem as sementes desaparecem. O corpo de cada semente tem uma película que faz que voe com o vento. Para além disso há bicharada que entra e faz banquete. Já me aconteceu trazer uma semi-aberta e ao abrir encontrar um bicho que parecia cruzamento de joaninha com escaravelho :-/

As sementes

Semear

Li que apenas poucas plantinhas rebentavam e que, dessas, muito poucas vingavam. E eu toca de meter duas e três sementes por furo, para aumentar as probabilidades, o que não foi muito inteligente pois agora nem tenho vasos para todos nem espaço para mais vasos :-s

Rebentos 

Um qualquer vaso de cerca de 20 cm de diâmetro chega para uma pessoa experimentar. A terra deve ser nova e eu costumo misturar metade da dos sacos verdes que dizem ECO com metade de terra genérica. Mas para este projecto comprem apenas a ECO (há várias marcas, é indiferente qual).

Transplantar

Quando os rebentos atingem uns 10 cm de altura, devem transplantar-se. 1 pé por cada vaso de 20 cm de diâmetro. Eu tenho vasos de vários tamanhos e dois vasos tem 4 plantas cada porque nasceram muito mais do que eu esperava.

Rendilhado

O garfo é uma ferramenta que utilizo bastante. Fita-cola de papel em volta da pega para firmeza de manuseio e torna-se num mini ancinho. Por acaso o deste vídeo não tem fita-cola, mas como não é da família das que andam a serviço, está por natureza diferenciado :-)

Para adopção

Tenho cerca de 30 pés de Jacarandá, pelo que poderei dar alguns para adopção. 

Para adopção

Seja para crescer em vaso de varanda ou jardim térreo, lembrem-se que demorará alguns anos até as plantinhas amadurecerem o suficiente para começar a emanar perfume. Eu vou esperar. E tu?

Quem tenha interesse em saber mais é deixar comentário que dentro do que eu souber, eu ajudo :-)

 

Post scriptum

Não é possível enviar plantinhas em vaso por correio. Não apenas pelos dias que passariam fechadas dentro da caixa, como pelo facto de que a terra se entornaria e a platinha chegaria seguramente em muito mau estado. Assim, quem quiser adoptar um Jacarandá, terá de vir a Lisboa. Quem venha de fora, de autocarro ou de comboio, eu vou ao encontro (estação, paragem) para facilitar.


32 comentários

Sem imagem de perfil

Teresa 18-07-2018

Bom dia.
Que Maravilha a diferença que o Amor pela Natureza pode fazer. Já dizem que se as pessoas quisessem não haveria fome porque num vaso se plantam batatas (fiz a experiência e obtive batatas doces deliciosas (nada como as de compra... nem tão grandes ;) mas gratificante).
Eu tenho uma casa com um bom jardim mas o marido é dos que embirra com os jacarandás que tanto amo. Trabalha junto a alguns e diz que fazem muito "lixo" e como a vida a dois, três, quatro, ou os que sejam também se trata de comprmissos não tenho o jacarandá que tanto adorava ter.
Felicidades para os seus e os adoptados.
Imagem de perfil

Crocodila Maria 18-07-2018

Olá Teresa,
Também pode equacionar mantê-lo num vaso pequeno, pois dessa forma não cresce mais do que o vaso permite. Assim, em vez de uma área de vários metros quadrados sujeita ao "lixo" ficaria apenas com meio-metro quadrado ;-) Demorará alguns anos até dar flor. Se nessa altura o meio-metro de "lixo" for demais, é dá-lo para adopção (eu aceito devoluções :-)
Sem imagem de perfil

Teresa 18-07-2018

Simpática com a Natureza e Simpática com os Humanos. Sou grata! 
A verdade é que o seu post acordou outra vez o "bichinho" de querer essa mancha  da alquimia e da magia no jardim.
Imagem de perfil

Crocodila Maria 18-07-2018

ahahah nem sempre... mas se os humanos forem simpáticos é mais fácil ;-)
Se decidir experimentar em vaso pequeno é dizer e combinamos.
Sem imagem de perfil

Anónimo 18-07-2018

Boa tarde. Eu agradeço a oferta de uma planta, queira informar onde posso ir buscar e a pagar. Alcindo Gonçalves
alcindoporelo @sapo.pt
Imagem de perfil

Crocodila Maria 18-07-2018

Olá Alcindo, vou enviar email para combinarmos. Mas aqui não há nada a pagar. Estou a dar para adopção, não a vender ;-)
Imagem de perfil

Crocodila Maria 19-07-2018

Se não tiver recebido o meu email, contacte-me pelo trezalves @ gmail . com (sem espaços). Até já.
Sem imagem de perfil

Anónimo 18-07-2018

Olá, Bom dia !
Chamo-me Judite Soares e gostava muito de adoptar, mas moro em Azambuja, onde poderei ir buscar? é complicado?
Muito grata
Judite
Imagem de perfil

Crocodila Maria 18-07-2018

Pode dar um passeio de comboio a Lisboa :-)
Não ao que se refere por complicado...
Envie-me email para trezalves @ gmail . com (sem espaços) e combinamos.
Perfil Facebook

Manuela Moreira 18-07-2018

Fiz o mesmo há já 3 anos atrás. Fiquei com duas que plantei no meu terreno (estão lindas) e ofereci as outras todas que vingaram em vaso. Parabéns pelo artigo.
Imagem de perfil

Crocodila Maria 18-07-2018

Pode partilhar o link de uma fotografia dos seus Jacarandás? Fiquei cheia de curiosidade :-)
Sem imagem de perfil

Anónimo 18-07-2018

Bom dia, 
Adorei o seu artigo!
A minha sogra adora, mas não encontro à venda para lhe oferecer. Poderia ter um seu "adotivo"? 
Teria a amabilidade de me enviar um por correio? Pagaria as despesas de envio...
Se puder enviar e-mail para acordarmos: pg.toga@gmail.com


Imagem de perfil

Crocodila Maria 18-07-2018

Olá PG,
Pelo correio não dá porque chegaria destruído...
Mas sim, combinemos por email, até já.
Sem imagem de perfil

Anónimo 18-07-2018

Olá Sra.Maria
Gostava se fosse possível ter um rebento para oferecer a minha mãe que adora plantas e flores.
meu email é santos jose66@gmail.com para combinar dia e hora se tiver a sorte de me calhar um rebento.
Obrigado.
Imagem de perfil

Crocodila Maria 18-07-2018

Olá José,
Claro que tem sorte. Podem até ser dois :-)
Combinamos por email, sim, até já!
Sem imagem de perfil

Anónimo 18-07-2018

Combinados por aqui ou mais tarde?
Obrigado.
Imagem de perfil

Crocodila Maria 18-07-2018

Se é o José (jose66@gmail), terá já um email meu para combinar. Se não for o José, envie-me email para trezalves @ gmail . com (sem espaços) e combinamos.
Sem imagem de perfil

Anónimo 18-07-2018

Como os jacarandás são árvores, crescem rapidamente e crescem muito. Tenho dois numa varanda há uns anos e a única forma de não chegarem ao teto foi começar por podar o topo, e depois ir podando para impedir que subam demais. Também ando a "trabalhar" dois como se fossem bonsai, mas esse é outro tipo de tratamento. :)
Imagem de perfil

Crocodila Maria 18-07-2018

Sim, para bonsai corta o tronco principal, como fez a essas, e as raízes. A parte dos arames a torcer é que já não gosto tanto...
Fiquei curiosa é com essas que tem na varanda e que cresceram (ou tentaram crescer) até ao tecto. Estão em vasos grandes para permitir esse crescimento? 
Tenho outras árvores em vaso e crescem com vagar, talvez porque em vasos pequenos...
Sem imagem de perfil

Anónimo 18-07-2018

Boa tarde,
Parabéns pela iniciativa. Também gosto muito e nunca pensei que se dessem em vaso. Posso adotar um ou dois, com muito gosto. Tenho um amigo que é apaixonado por jacarandás, poderia oferecer-lhe um. Diga-me como posso contactar. Estou em Lisboa. Obrigada. Fátima
Imagem de perfil

Crocodila Maria 18-07-2018

Olá Fátima,
Envie-me email para trezalves @ gmail . com (sem espaços) para combinar. Até já.
Sem imagem de perfil

Anónimo 18-07-2018

Os Jacarandás não deixam só os carros todos melosos. Não diga barbaridades. Os passeios também ficam peganhentos. Na Avenida Mingel Bombarda em Lisboa, a placa na paragem da Carris está peganheta! Eu sei por experiência própria. Opte por Tipuanas. Estou desejosa que se acabe a mania dos jacarandás. A Calçada da Ajuda só tem jacarandás desde as obras, enquanto antes tinha uma maior diversidade de árvores. Mas o vosso amor pela Natureza não coincide com biodiversidade. Só com o vosso interesse estético!
Sem imagem de perfil

Valco 18-07-2018

Viva
também tenho um Jacarandá em vaso, com 3 anos agora. Por acaso estava à espera que pudesse dar flor em breve, agora já sei que tenho de esperar mais uns poucos. Seja.
No ano passado cresceu bastante (quase 3 metros de altura) e deu abundante folhagem, mas apenas um tronco sem ramos, de modo que em Setembro passado dei-lhe uma poda a meio de modo a forçar mais ramos. A coisa resultou pois que agora tem 3 ramos, e abundante folhagem. É pena que não possa incluir uma foto no comentário.
Imagem de perfil

Crocodila Maria 18-07-2018

Se a tiver algures online, pode sempre deixar o link para espreitar ;-)
Sem imagem de perfil

Anónimo 18-07-2018

Olá, gostei muito desta descrição e adorava ter um jacarandá. Onde posso ir buscar? Obrigada, Patrícia - yetipmf@gmail.com
Imagem de perfil

Crocodila Maria 18-07-2018

Já seguiu email com indicações ;-)

Pág. 1/2